2019/10/18

iPhones com espaço ilimitado para fotos no Google Photos?


Em contraste com o Pixel 4, que já não oferece espaço ilimitado para fotos com qualidade original no Google Photos (como acontecia no Pixel 3), quem utilizar um iPhone com as fotos em HEIC/HEIF parece ter esse privilégio.

Há muito que o Google Photos oferece espaço ilimitado para todos, mas só para quem aceitar que as suas fotos e vídeos sejam re-comprimidos com alguma perda de qualidade. Quem desejar manter as fotos com o tamanho e qualidade original verá esse espaço ser-lhe descontado da sua conta Google. No entanto, parece não ser esse o caso para os utilizadores com iPhones.

Aparentemente, a Google estará a permitir a qualidade original nos iPhones sem descontar o espaço, por estes usarem o formato HEIC/HEIF que é bastante mais eficiente. Ao ponto de, se a Google tentasse recomprimir as fotos, estas acabariam por ocupar mais espaço - para além do processamento que estaria a ser desperdiçado em centenas e centenas de milhões de fotos diariamente.

Resta agora saber se a Google irá fazer o mesmo para o Pixel 4, já que tecnicamente o Android 10 também suporta este formato mais eficiente, embora ainda não exista opção no Pixel para que as fotos sejam guardadas nesse formato em vez de JPG. Esperemos que seja algo que seja permitido em breve, e assim deixe de haver necessidade de fazer a recompressão das fotos no Google Photos (quando os demais smartphones também seguirem o mesmo exemplo).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)