2019/10/20

Nasa revela novos fatos Artemis para astronautas


A NASA já revelou a nova geração de fatos espaciais para astronautas, com nome de código Artemis.

Para que se possa entrar numa nova era da exploração espacial será necessário garantir a mobilidade e protecção dos astronautas, e é precisamente isso que a NASA pretende fazer com a nova geração de fatos Artemis. Estes serão os fatos com os quais a NASA pretende regressar à Lua, e de seguida enfrentar a tarefa de colocar as primeiras pegadas humanas em Marte.

Comparativamente aos fatos das missões Apollo, estes novos fatos permite um conforto de utilização muito maior, permitindo que o astronauta dobre os joelhos e tenha amplitude de rotação quase completa nos braços (e também na cintura). O fato está preparado para resistir às partículas super-abrasivas como as que existem na superfície da lua, assim como suportar temperaturas de -160ºC a 120ºC. O capacete também conta com viseiras facilmente substituíveis, para permitir a sua utilização repetidamente sem necessidade de manutenção mais demorada, e no interior recorre a múltiplos microfones para garantir a captação da voz com a máxima qualidade (e dispensando a tradicional "touca"). O que continua a não ser dispensável é a utilização de fraldas, para prevenir contra eventuais "acidentes" em missões mais prolongadas.

A par do fato destinado à utilização no exterior, a NASA também tem outro fato, mais ligeiro - de cor laranja na foto inicial - que se destina a ser utilizado no interior das naves ou módulos, em caso de perda de pressão. Servindo como protecção para que os astronautas possam lidar com a situação até que as condições regressem ao normal.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)