2019/10/12

Perseguidor encontra vítima através do reflexo dos olhos


A consciencialização dos riscos das imagens publicadas online atinge novos níveis, depois de um perseguidor no Japão ter revelado que encontrou a sua vítima através dos reflexos nos seus olhos.

A maioria das pessoas já estará sensibilizada para não publicar fotos que revelem demasiados detalhes da sua vida privada, o que inclui remover a geolocalização das suas fotos, não mostrar fotos do exterior da sua casa, etc. etc. No entanto, isso não foi suficiente para demover um perseguidor no Japão, que se empenhou num verdadeiro trabalho de detective para encontrar a sua vítima.

O homem de 26 anos tinha por objectivo encontrar uma rapariga de 20 anos pela qual se sentia atraído, mantendo um olhar analítico sobre todas as fotos que ela publicava - incluindo analisar a forma como a luz entrava nas janelas de sua casa para tentar determinar a sua orientação e localização. Mas o elemento que terá sido crucial para a localizar foi o reflexo de uma estação de comboio nos olhos da jovem.


Ele recorreu ao Google Street View para percorrer diversas estações até encontrar a correcta, e depois limitou-se a montar vigia ao local até a apanhar (literalmente).


Com a qualidade das câmaras dos smartphones a melhorar de ano para ano, não seria seguramente este o objectivo desejado por estas melhorias. Ainda corremos o risco de começar a ter que reduzir propositadamente a qualidade das fotos, para evitar que situações deste tipo proliferem...

1 comentário:

  1. Ou as fotos em questão eram muito detalhadas no aspeto dos olhos, ou essa "rede social" disponibiliza as fotos em tamanho original, o que, acho que não ocorre com as redes sociais ocidentais, não é?

    ResponderEliminar