2019/10/02

Pixel 4 faz chamadas de emergência em caso de acidente de automóvel


O Pixel 4 da Google vai ter a capacidade de detectar acidentes de automóvel e fazer chamadas de emergência automaticamente - se o utilizador não disser em tempo útil que se trata de um falso alarme.

De tempos a tempos surgem notícias de como o Apple Watch ajudou pessoas, ao alertar familiares após ter detectado uma queda. Agora, a Google quer aplicar o mesmo conceito aos smartphones, começando pela detecção de acidentes de automóvel.


O Pixel 4 vai ter capacidade para detectar potenciais acidentes de automóvel através dos dados dos acelerómetros e também dos microfones, dando início ao processo de fazer chamadas para alertar os serviços de emergência e/ou familiares.



Em caso do sistema ser activado, surgirá um aviso no ecrã a perguntar se está tudo bem (em conjunto com um alerta sonoro no volume máximo - para garantir que não passará despercebido), e no caso de não se responder, avançará para a chamada de emergência propriamente dita.

Uma parte interessante é a possibilidade de se poder partilhar a localização, assim como o tipo de alerta pretendido (polícia, bombeiros, médicos), mesmo que se esteja impossibilitado de falar.


É de imaginar que, depois de ser apresentado no Pixel 4, este sistema de chamadas de emergência seja também disponibilizado nos demais Pixel, e eventualmente expandir-se a smartphones de outros fabricantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)