2019/11/16

Alemanha obriga Apple a dar acesso ao NFC a outros serviços de pagamento


A Apple poderá em breve ser obrigada a deixar que os clientes possam escolher outros sistemas de pagamento via NFC nos seus iPhones para além do Apple Pay, segundo exigências alemãs.

O iOS da Apple tem desfrutado de um estatuto "especial", que até ao momento se tem safado sem incidentes de questões como só permitir apps que passem pela App Store oficial controlada pela Apple; ou que todos os browsers tenham forçosamente que usar o motor do Safari; ou muitas outras limitações e imposições - que noutras plataformas têm dado lugar a muitas queixas e processos. Mas, esses dias podem estar a chegar ao fim.

A Alemanha, não especificando a Apple directamente, exige que as infraestuturas de pagamentos tenham que permitir o acesso a empresas e serviços concorrentes mediante um valor "razoável".

Ora, mesmo não referindo a Apple, a medida parece ter sido feito precisamente à medida de combater o monopólio da Apple sobre o seu iOS; que vai controlando como bem entende e lhe apetece, fechando as portas a tudo o que não considera ser do seu interesse deixar aceder a terceiros. E uma dessas coisas é o acesso ao NFC para efectuar pagamentos.

Com esta lei, a Apple poderá ser forçada a permitir que, tal como no Android se pode escolher um browser ou motor de pesquisa diferente (ou indicar que queremos outras apps como pré-definidas para certas acções), também nos iPhones os utilizadores possam fazer o mesmo - mesmo que por agora isso se limite aos pagamentos.

Sem surpresas, a Apple já veio criticar esta medida, dizendo que abrir o acesso a outros serviços vem "prejudicar a segurança, privacidade e facilidade de utilização". Pois é... não calha só aos outros... :P

1 comentário: