2019/11/06

App Anda dos transportes do Porto não "anda" nos Android 10


A app Anda, que facilita o acesso à rede do Andante no Porto, não funciona nos smartphones com Android 10 por esta versão restringir o acesso ao IMEI.

Quem tiver um smartphone com Android 10 terá, por agora, que recorrer ao cartão Andante tradicional, já que não poderá utilizar a app Anda para fazer as suas viagens. Aparentemente a incompatibilidade estará relacionada com as maiores restrições que a mais recente versão do Android implementa para proteger a privacidade dos utilizadores, mais concretamente ao impedir que as apps tenham acesso direito ao IMEI do equipamento.

Não será imediatamente claro porque motivo a app Anda precisaria de aceder ao IMEI do smartphone, já que nada impede que um mesmo utilizador possa usar vários smartphones; mas é de supor que poderá estar relacionado com sistemas que tentem evitar que uma mesma conta seja partilhada (mesmo assim, uma vez que o cliente irá pagar as viagens, não se percebe muito bem a necessidade de aceder ao IMEI).

De qualquer forma, os responsáveis informam que já estão a proceder às alterações necessárias para que a app Anda funcione em Android 10; e vale a atenuante do número de smartphones com Android 10 ser ainda extremamente reduzido (embora fosse o tipo de problema que já devesse ter sido resolvido antes sequer do lançamento oficial do Android 10, uma vez que as versões para developers estavam disponíveis há muito, precisamente para evitarem situações como esta).

1 comentário:

  1. Tenho o 10 num Mi Mix 3 a App diz-me estar pronta a validar tal como nessa imagem.

    ResponderEliminar

[pub]