2019/11/06

Autopilot da Tesla aumenta segurança - dizem 90% dos condutores do Model 3


Um inquérito feito a 5000 donos do Tesla Model 3 revela que a esmagadora maioria (mais de 90%) considera que o Autopilot, mesmo não sendo perfeito, contribui para um aumento da segurança durante a condução.

O Autopilot da Tesla aparece frequentemente nas notícias, quase sempre relacionado com o ter provocado algum acidente (menos frequentemente quando são os casos em que evitou um acidente). Mas, não haverá ninguém melhor habilitado para falar dele do que as pessoas que diariamente conduzem um Tesla - neste caso o Model 3 - e são elas a dizer, de forma bem clara, que o Autopilot contribui para a segurança.


São mais de 90% os condutores que dizem que o Autopilot beneficia a segurança, sendo que quase 30% refere que o Autopilot já os salvou de uma situação perigosa que poderiam não ter evitado manualmente. Por outro lado, temos também 13% de condutores que confessam que o Autopilot já os colocou em situações de perigo, por vezes com travagens a fundo despropositadas que podem surpreender quem vier atrás.


Ainda assim, contabilizando-se os prós e contras, temos o tal resultado esmagador de 90% de condutores satisfeitos. Há apenas que ter consciência que o Autopilot é apenas uma ferramenta, e que nesta sua implementação continua a necessitar da atenção permanente do condutor para evitar surpresas indesejadas. Mas mesmo assim, e por testemunho pessoal de vários condutores de Model 3, torna-se muito mais fácil conduzir, sabendo que há um conjunto adicional de olhos digitais a olhar para todo o lado, e a fazer tudo o que pode para manter o carro e ocupantes em segurança.

3 comentários:

  1. Concordo, mesmo sendo o humano a conduzir já se pode ter um "copiloto" eletrónico muito atento e com tempos de reação muito superiores aos nossos.

    ResponderEliminar
  2. Não é para desvalorizar os esforços da Tesla nem pôr em causa o seu trabalho mas seria interessante perceber como se comportaria apenas o carro da tesla sem a eletrónica comparado com outros modelos nas mesmas condições. E seria também importante que carros conduziam antes estes condutores pois era interessante saber se esta mais valia do autopilot é em relação a carros recentes no mercado que também têm uma montanha de ajudas à condução (que são sempre bem vindas) ou em relação a carros mais antigos desprovidos destes sistemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que concerna aos acabamentos, interiores e exteriores, perde em toda a linha com as marcas "centenárias"...

      Eliminar