2019/11/13

GuRu promete energia wireless a grande distância


Há uma nova empresa - GuRu - com nomes de peso, que diz ter resolvido os problemas do carregamento wireless a grande distância usando mmWave.

O carregamento wireless tem-se vindo a popularizar nos últimos anos, mas na prática refere-se a sistemas que precisam de estar a poucos milimetros de distância para funcionarem (ou, nalguns casos, poucos centímetros). É algo já bastante prático, bastando pousar um smartphone numa base, ou num suporte no automóvel, sem a preocupação de ter que encaixar fichas; mas ainda longe do sonho de poder ter produtos a ser recarregados a metros de distância. Algo que a GuRu, diz já ter resolvido.

A tecnologia da GuRu, empresa criada em 2017 por um conjunto de engenheiros da Caltech, recorre às frequências mmWave (30GHz-300GHz) para fornecer vários watts a dispositivos que estejam na mesma sala de um dos seus "geradores wireless". A empresa diz que usa feixes focados e direccionados com alta precisão, de modo a emitirem energia unicamente para os dispositivos, sem o desperdício da difusão tradicional em todos os sentidos. E, para além dos sistemas de segurança que detectam e desligam a ligação caso algo se atravesse no caminho, estas frequências não conseguem penetrar no corpo das pessoas (ao contrário das frequências usadas pelo WiFi, 3G, 4G, etc.)

Como sempre, promessas há muitas, e há anos que temos visto empresas a prometerem energia wireless a grande distância. Agora falta ver isto aplicado a produtos no mundo real, e ver se realmente se pode dizer adeus definitivo aos cabos e bases de carregamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)