2019/11/18

MS desiste da Cortana a Solo nos Androids e iPhones


A Microsoft vai abandonar a app da Cortana para Android e iOS no final de Janeiro de 2020, demonstrando a dificuldade de competir com o Google Assistant e Siri.

A MS revelou coragem quando anunciou que iria disponibilizar a Cortana para os smartphones Android e iPhones, mas parece ficar demonstrado que essa táctica não estava a funcionar. A MS vai abandonar a app dedicada da Cortana nestas plataformas a 31 de Janeiro de 2020, mas não significa que esteja disposta a abandonar a sua assistente completamente.

A Cortana desaparecerá da sua app dedicada e também do launcher da Microsoft, mas continuará a estar disponível através das restantes apps do Office 365. Infelizmente, a sua funcionalidade poderá ser mais limitada. A MS diz que deixará de ser possível aceder aos lembretes e listas criadas através da Cortana a partir daquela data, sendo necessário utilizar a Cortana no Windows, com as listas, tarefas e lembretes a poderem serem também acedidos através da app To Do da MS.

Não é um bom prenúncio para o futuro da Cortana, mas por outro lado poderá sinalizar uma tendência para o futuro, de cada app separadamente vir integrada com uma assistente dedicada, em vez de ficar dependente da integração com a assistente do próprio sistema. Veremos como isso resulta...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)