2019/12/09

Alexa simula despertador luminoso "wake up light" com lâmpadas inteligentes


Quem tiver lâmpadas inteligentes no quarto e um Echo da Amazon já pode tirar partido da Alexa para criar um despertador luminoso com iluminação progressiva.

Os despertadores luminosos são uma excelente forma de acordar de manhã de forma mais natural e sem o impacto dos alarmes sonoros; mas quem já tiver "smart lamps" no quarto não precisa gastar mais dinheiro - assumindo que tenha um Amazon Echo por perto.

A Alexa ganhou recentemente a capacidade de lidar com temporizadores luminosos em conjunto com smart lamps com intensidade regulável, e com isso passa a ser possível fazer um pedido como:
  • "Set a light alarm for 7AM with my bedroom lamp every day"

A velocidade da mudança da intensidade da lâmpada pode ser ajustada, para melhor se ajustar ao vosso padrão de "despertar" (eu pessoalmente, gosto de usar 30 minutos, normalmente acordando aos 15-20 minutos só com a luz, e antes do despertador sonoro de backup no final do tempo).

Para além do modo wake-up light para o despertar, podem também usá-la à noite para o efeito oposto, fazendo o escurecimento gradual ao longo de vários minutos, e que também é mais agradável do que simplesmente desligar a luz de forma imediata (e até pode auxiliar quem tiver dificuldade em adormecer) - no meu caso, gosto de usar 10 minutos para um dimming lento.

3 comentários:

  1. Isso faço eu com o Homeassistant e uma lâmpada Tradfri da ikea :P, não preciso da Alexa para nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Para além da lampada Tradfri e do HomeAssistant que outros equipamentos necessita de ter para que o conjunto funcione?
      Pergunto isto porque no site do IKEA diz que é necessário um Gateway e um comando para funcionar.

      Grato pela ajuda.

      Eliminar