2019/12/21

Boeing Starliner não conseguiu chegar à ISS


O teste da cápsula Starliner da Boeing que deveria ir até à ISS em preparação para futuros voos com astronautas correu mal, e a cápsula não será capaz de chegar à estação espacial.

A cápsula Starliner teve um lançamento bem sucedido e conseguiu chegar ao espaço, mas depois houve um problema com a manobra de inserção na órbita correcta, fazendo com que gastasse demasiado combustível no momento errado e acabasse por ficar numa órbita estável mas muito abaixo do que seria pretendido.

Neste momento a Starliner está numa órbita não circular que oscila entre os 186 km e 216 km de altitude, sendo que a ISS está numa órbita a 400 km de altitude. Portanto, pode dizer-se que a cápsula ficou a "metade do caminho". Mas nem tudo está perdido...

Embora seja uma infelicidade a Starliner não chegar à ISS, os responsáveis pela missão continuam a recolher o máximo de informação da cápsula em órbita. A cápsula continua completamente funcional (apenas sem o combustível que seria necessário para chegar à ISS) e deverá permanecer em órbita durante alguns dias, antes de a fazerem regressar para a sua aterragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)