2019/12/14

ESA tem micro-satélite OPS-SAT à disposição de todos


A ESA tem um cubesat experimental (OPS-SAT) a caminho do espaço, e que estará à disposição de todos os que quiserem usá-lo para experiências interessantes em órbita.

O OPS-SAT tem apenas 30cm de comprimento, mas está carregado de tecnologia, incluindo câmaras, computador (10x mais potentes que todos os já utilizados pela ESA) e, acima de tudo, vai estar disponível para todos os que o quiserem experimentar - desde que apresentam uma proposta válida e interessante. Sendo que há há mais de uma centena de propostas enviadas.

Numa primeira fase a ESA até está a desafiar todos os rádio-amadores para que tentem ser os primeiros a apanhar as suas emissões após o seu lançamento durante a próxima semana, (a 17 de Dezembro), e que sinalizará o passo inicial deste ambicioso micro-satélite.

Esperemos que, num futuro não muito distante, em vez de um único satélite, se possa contar com uma frota de centenas ou milhares deles, que sejam postos à disposição das escolas e sirvam como incentivo para que os alunos se interessem por estas áreas. Estão a imaginar o impacto que algo deste tipo poderá ter no percurso de uma criança? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)