2019/12/16

Google Street View já conta com 16 milhões de km


Aquilo que em tempos parecia uma ideia louca ao estilo da Google "dos bons tempos" tornou-se num projecto de sucesso, e actualmente o Street View da Google acumula já 16 milhões de quilómetros a que todos podem aceder.

Depois de vermos o mundo lá do alto através do Google Earth (também ele um projecto inspirador), surgiu a ideia de podermos ver o mundo "cá de baixo", e com isso nasceu o Street View. Há mais de uma década que o Street View tem percorrido as estradas do mundo - e também se expandindo a locais sem estradas - e permitindo que hoje acumule mais de 16 milhões de quilómetros, que nos permitem percorrem uma vasta rede de estradas como se lá se estivesse (incluindo muitos "apanhados"), a partir do conforto do ecrã do nosso computador ou tablet ou smartphone.



Para o Google Earth a Google também revelou como tem conseguido recriar modelos cada vez mais detalhados de cidades por todo o mundo, combinando imagens de satélite, fotografias aéreas, e as próprias imagens do Street View.


E a complexidade imensa dessa tecnologia começa também a chegar aos próprios utilizadores, estando por trás do modo de navegação Live View do Google Maps.


Para determinar a posição exacta e orientação do utilizador, são comparadas, de forma quase instantânea, as imagens captadas pela câmara do smartphone com as imagens recolhidas pelo Street View; permitindo uma navegação em realidade aumentada que será certamente uma das grandes funcionalidades dos futuros óculos de VR/AR - quando estes se tornarem suficientemente práticos (e económicos) para conquistar o público em geral.

Até lá, e vindo de uma pessoa que enquanto criança se divertia a folhear os volumosos Atlas, sonhando um dia ter a capacidade de poder fazer zoom naquelas imagens para ver o nosso planeta mais de perto, resta-me deixar o sentido agradecimento à Google pelo Google Earth, Google Maps e pelo Streetview.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)