2019/12/01

O impacto do nível de bateria no desempenho do Model 3 da Tesla


Um motor eléctrico está dependente de muitas menos variáveis que um motor a combustão, mas ainda assim há diferenças no desempenho de um Model 3 Performance dependendo do nível da bateria.

Uma empresa fez leituras de um Model 3 num banco de potência (com algumas dificuldades, por o carro frequentemente passar os limites da máquina), e constatou que existe uma redução de cerca de 64 cv entre fazer o teste com o nível da bateria nos 75% ou nos 45%. Com a recomendação, para os fãs do "desempenho", a ser a de se certificarem que andam com a bateria acima desse valor - caso queiram tirar o máximo partido das capacidades do seu veículo.

A questão da gestão da energia armazenada nas baterias não é coisa fácil, havendo que tentar equilibrar coisas como a velocidade de carga e de descarga, o desempenho que se quer extrair delas, a sua longevidade, as condições do momento (temperatura), etc. Aliás, basta relembrar o caso dos Apple, que também aplicou um limitador de velocidade nos iPhones com baterias mais antigas, para tentar evitar reboots causados pela incapacidade da bateria fornecer o nível de energia necessário em situações de processamento mais intensivo.

Bem, pelo lado positivo, para além de não fazer fumo nem ser necessário esperar para que o motor chegue à temperatura ideal, também não há preocupações com a qualidade da gasolina / gasóleo, a pressão atmosférica, etc. etc. :)

1 comentário: