2019/12/05

iPhones acedem a localização mesmo quando está desactivada


Os iPhones têm seguido uma tendência de fazerem cada vez mais coisas às escondidas, e agora descobre-se que continuam a aceder à localização mesmo quando se desactivam "todos" os acessos à localização.

Ao longo dos últimos anos temos assistido a coisas como o "modo airplane" que na prática não desliga todas as comunicações wireless; o desligar do modo WiFi que na prática também não o desliga completamente; e nem vamos falar na palhaçada que foi todo o tempo perdido com a Apple a tentar ridiculamente esconder que limitava o desempenho nos iPhones com baterias mais antigas. Agora, temos mais uma situação que merecerá explicações da Apple, já que se descobriu que os iPhones continuam a aceder à localização mesmo quando se desactivam todos os acessos à mesma. E revelado pelo próprio iOS, mostrando o icon da "seta" na barra de estado superior, que indica o acesso à localização, quando se activa e desactiva o airplane mode.


Até ao momento, a resposta de um engenheiro da Apple parece não compreender o âmbito da questão, dizendo que "não vê qualquer risco de segurança" neste comportamento e que o mesmo será causado por serviços internos do sistema para os quais não existe a opção de desactivar o acesso à localização. Mas, para uma empresa que tanto tem criticado a recolha de dados pela plataforma concorrente e se tem assumido como uma defensora da privacidade dos utilizadores, é algo que se torna manifestamente insuficiente.

Até se poderá dar o caso de esses tais "serviços" sejam efectivamente para melhorar a experiência de utilização (da mesma forma que o modo Airplane mantém o Bluetooth activado, para não interromper quem estiver a usar earphones BT para ouvir música) mas, no mínimo, será algo que terá que ser bem explicado pela Apple, e não apenas com um "não se preocupem com isto, é mesmo assim".

Actualização 1: clarificado que era o acesso à localização e não o envio da localização para a Apple.
Actualização 2: A Apple diz que isto estará relacionado com o novo chip Ultra Wideband dos iPhone 11.

3 comentários:

  1. Não sou um Apple Fan Boy. Mas atenção que existem serviços que ficaram ligados: Serviços de Localização (ver aos 35s), os alertas de localização, e "partilhar a minha localização"... não sei se interessa, mas pelo menos creio que quem fez o video deveria ter tido mais atenção...

    ResponderEliminar
  2. Não vejo em nenhuma parte do vídeo onde se demonstre que está a enviar a localização para a Apple. No vídeo apenas reparei que o iPhone activa momentaneamente a localização GPS, quando se desactiva o modo de avião, pode ser simplesmente para uso interno (não quer dizer que a mesma seja enviada para a Apple), talvez para identificar de uma forma mais rápida que WIFI se ligar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já rectifiquei isso, é o acesso à localização - não necessariamente o envio para a Apple (que poderá acontecer, mas não está comprovado por este teste).

      Entretanto a Apple também já veio dizer que estará relacionado com o novo chip UWB, e que no futuro disponibilizará opções para o desactivar.

      Eliminar