2019/12/28

Jogo snake na árvore de Natal


Há quem recorra a formas originais de decorar a árvore de Natal, mas desta vez temos um caso de uma decoração interactiva, que permite jogar o jogo "snake" usando os LEDs entrolados em redor da árvore.

Seria simples recorrer a um projector e projectar sobre a árvore um qualquer jogo, mas neste caso é algo bem mais criativo. O projecto recorre a LEDs endereçáveis que permitem exibir o jogo, usando um gamepad para controlar a cobra que tem que tentar ir comendo as luzes azuis que se vão iluminando.

A parte interessante do projecto consiste no mapeamento da posição dos LEDs, que no exemplo abaixo é feita usando a câmara do próprio Raspberry Pi, para criar um sistema de coordenadas associado à posição de cada LED, de forma a poder transformar a árvores no "ecrã" do jogo.

... Como é lógico, nada impede que o mesmo sistema seja utilizado em qualquer outro cenário, ou para apresentar outros jogos ou informação (por exemplo, poderíamos fazer passar mensagens natalícias na árvore - se os LEDs estivessem posicionados de forma a manter uma resolução adequada).



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)