2019/12/10

Modo incógnito no Google Maps chega ao iOS

A Google fez finalmente chegar o modo incógnito ao Google Maps para iOS, e no processo relembra-nos como este tipo de opções é cada vez mais necessária no mundo digital actual.

À semelhança do que já acontecia na app principal da Google, agora também a app do Google Maps para iOS passa a contar com um modo incógnito que se pode activar sempre que não se queira que as nossas pesquisas ou actividade fiquem associadas ao nosso histórico. É algo que já estava disponível na versão para Android, e que chega acompanhada de maior facilidade na eliminação de elementos do histórico, que agora deixa seleccionar múltiplas entradas para se apagarem de uma só vez.
A parte mais curiosa é que me vejo a utilizar estes "modos incógnitos" nas apps com cada vez maior frequência, e a desejar que mais apps e serviços os disponibilizem. Na app do Google, praticamente todas as pesquisas que faço são no modo incógnito, pois não quero que a Google associe os meus "interesses" a todo o tipo de pesquisas meramente ocasionais que me passam pela cabeça; no Chrome, já tenho por hábito usar o modo "privado" a tempo inteiro; e no YouTube, passa-se precisamente o mesmo, para que possa espreitar qualquer vídeo de qualquer coisa que pesquisa, sem ter o peso na consciência de que depois irei levar com esse tipo de sugestões daí em diante.

É algo que desejava que se aplicasse também a apps como o Spotify... para que alguns serões com amigos (ou sessões de entretenimento com os mais pequenitos) repletos de muitas pesquisas e músicas não "interfiram" com as sugestões que seriam feitas com base no meu perfil real de preferências musicais.

Já começo a temer é que estes modos "incógnitos" se comecem a tornar tão populares que as empresas comecem novamente a recolher dados sobre eles... obrigando a que depois se venha a criar modos "verdadeiramente incógnitos" para além dos modos incógnitos "normais".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)