2019/12/29

Rivian demonstra rotação de 360º sem sair do sítio


A Rivian tem tentado demonstrar como a utilização de um motor eléctrico por roda dá vantagens adicionais à sua pickup eléctrica, desta vez recorrendo a uma manobra impossível para a maioria dos automóveis convencionais: rodar sobre si mesmo sem sair do sítio.

Com quatro motores eléctricos - um para cada roda - a Rivian tem prometido um desempenho e comportamento superior à de outros veículos (como o futuro Cybertruck da Tesla), já que cada roda pode ser controlada independentemente e de forma instantânea, para uma verdadeira "tracção às quatro rodas".

Mas, mais curioso ainda, é que em situações de pouca aderência, como com lama ou neve, é possível fazer o mesmo tipo de manobra que normalmente se associa aos tanques de guerra: colocar o veículo a rodar sobre si mesmo, fazendo as rodas de um dos lados girar num sentido, e as do outro lado a girar no outro.

Não é tão espectacular como um sistema que virasse as quatro rodas de forma independente, e que permitiria isto e muitos outros tipos de manobras; mas não deixa de ser uma boa demonstração dos quatro motores eléctricos.

2 comentários:

  1. Digam o que disserem (e isto é uma opinião pessoal, obviamente), mas o visual deste carro é muito mais apelativo do que o "tanque" da Tesla.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é difícil muita gente não concordar.

      Eliminar