2019/12/22

Rolls Royce prepara avião eléctrico para recorde de velocidade em 2020


A Rolls-Royce está a preparar um avião monolugar eléctrico com o qual espera bater o recorde de velocidade no início de 2020.

A maioria das pessoas poderá associar a marca aos seu automóveis luxuosos, mas a Rolls-Royce tem também uma ligação de longa data à indústria aeronáutica. E para demonstrar que essa ligação tem acompanhado as novas tendências, criou este avião experimental eléctrico ACCEL.

Ser um avião eléctrico sem emissões já seria notícias por si só, mas a Rolls-Royce não se ficou por aqui, e espera que este avião bata recordes de velocidade, esperando que consiga atingir os 480 km/h.


Será um bom início mas ainda haverá um longo caminho a percorrer, já que mesmo com todas as limitações técnicas da propulsão com hélices, o actual recorde de velocidade de aviões com hélice é de 855 km/h (não contando com velocidades atingidas a descer - em cujos casos há relatos de aviões que atingiram velocidades de mais de 1100 km/h!). Curiosamente, se incluirmos os turboprops, o recordista é o gigantesco Tupolev Tu-114 russo, com as suas hélices co-axiais e que pode atingir os 871 km/h.

Também curiosamente, a nível de recordes de velocidades de aeronaves... as coisas têm estado bastante paradas desde a década de 80.


Actualização (09/2021):voou pela primeira vez!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)