2019/12/12

Só 10% dos consumidores compram smartphones de €1000


Um relatório sobre os hábitos de consumo dos norte-americanos revela que embora a atenção do mercado se foque nos smartphones topo de gama, apenas 10% deles acaba por comprar um smartphone acima dos 1000 euros.

Este resultado não será uma surpresa, considerando que se verifica em muitas outras áreas de consumo. Pegue-se numa revista de automóveis e veremos análises e comparativos a automóveis que serão inacessíveis à maioria da população; e nesse caso estaremos a falar em percentagens ainda mais reduzidas. Por essa perspectiva, a questão dos 10% que compra um smartphone topo de gama com preço acima dos 1000 euros acaba por ser um "só" bastante relativo...

Felizmente, e ao contrário do que acontece no segmento dos automóveis, nos smartphones temos a grande vantagem de ter uma variedade de oferta bastante superior e que faz com que seja possível encontrar outras classes de topo de gama a preços bastante mais acessíveis. Por exemplo, temos o famoso Pocophone F1, que ainda agora continua a ser um modelo bastante apetecível e que por vezes se aproxima dos 250 euros; ou para quem valorizar a fotografia, pode recorrer ao Mi Note 10 que ocupa o primeiro lugar da tabela DxOMark por menos de 500 euros.

Na prática o que se passa é que, não existe um verdadeiro motivo para que se tenha que optar por um smartphone topo de gama - ao contrário do que acontecia há meia dúzia de anos atrás, em que apenas um topo de gama fornecia um desempenho satisfatório. Por isso, que existam 10% das pessoas que opte por o fazer, independentemente dos motivos por trás da decisão, até me parece bastante razoável (será também preciso ter em conta que cada vez mais pessoas vai mantendo o seu smartphone durante mais tempo, o que também poderá influenciar a decisão).

3 comentários:

  1. Muita gente estoura o dinheiro todo em determinado modelo topo de "fama" (como está escrito no artigo mas sem as aspas, à altura em que escrevo estas palavras) e por vezes até se arrependem por ter gasto tanto dinheiro, que se para muitos podem ganhar isso e muito mais num só dia, para a maioria implica vários meses ou mesmo anos a juntar.

    Façam compras conscientes, ponderadas e adaptadas à vossa capacidade financeira.

    ResponderEliminar
  2. Se calhar menos de 1% dos passageiros de avião compram viagens em Business ou Primeira. E dai? Há produtos para todo o tipo de cliente,mau era se fosse tudo igual e todos vestissem ou usassem o mesmo!.

    ResponderEliminar