2019/12/14

Sony cria novo sensor com lente 2x2 OCL


A Sony desenvolveu um novo sistema de lente para os sensores de imagem quad-bayer, que usa uma única lente para cada grupo de quatro pixeis, prometendo melhorias a nível de focagem em baixa luminosidade.

Sendo um dos maiores fabricantes de sensores de imagem, a Sony tem que estar constantemente a melhorar os seus produtos, e é isso que faz com o novo sistema 2x2 On-Chip Lens concebido para os sensores quad-bayer (o que é o padrão Bayer).

O padrão quad-bayer agrupa blocos de quatro pixeis RGB, mas normalmente cada um deles continua a ter a sua própria lente individual. Com este novo sistema 2x2 On-Chip Lens, a Sony aplica uma única lente em cada bloco de quatro pixeis.

A vantagem que a Sony diz ser mais imediata é poder usar todos os pixeis para o processamento da focagem do sensor, em vez de usar apenas alguns pixeis.


Com este sensor, as gravações de vídeo - mesmo em ambientes difíceis de baixa luminosidade - deverão poder contar com focagem instantânea e sem o habitual "ajuste" à procura do foco que estamos habituados a que seja normal.



Deveremos começar a ver estes sensores a chegar ao mercado em smartphones no próximo ano, dando mais um pequeno contributo para a redução das frustrações nas gravações de vídeo em ambientes escuros. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)