2019/12/09

WD lança SSD externo WD_Black P50


Nem todos os SSDs externos são iguais, e é precisamente isso que a Western Digital quer deixar bem claro com o seu WD_Black P50 Game Drive.

O WD_Black P50 Game Drive é um SSD externo USB, mas não é um SSD externo qualquer. Este é um dos primeiros dispositivos USB a suportar USB 3.2 Gen 2x2, com velocidades de até 20Gbps usando-se um cabo USB-C. Como seria de imaginar, para tirar partido de tal ligação temos no interior da caixa um SSD NVMe, com capacidades de 500GB, 1TB ou 2TB dependendo da versão, e que permitirão tirar partido das transferências à velocidade máxima de 2.5GB/s (20Gbps).


Os preços até se podem considerar aceitáveis, começando nos $149 para a versão de 500GB, e subindo para os $239 para a de 1TB e $399 para a de 2TB.

Só não se esqueçam que é também necessário ter um computador que seja capaz de tirar partido destes equipamentos USB 3.2 Gen 2x2 (20Gbps), o que também não é assim tão comum por agora (algumas motherboards Threadripper já suportam, e será uma questão de tempo até que se comece a popularizar).

Para quem não tiver planos de trocar de motherboard tão cedo, poderá preferir optar pelos SSDs externos SanDisk Extreme Pro Portable que usam o USB 3.2 Gen 2 de 10Gbps.

4 comentários:

  1. Um SSD tão rápido pouco uso tem: material que necessite tanta velocidade é material grande; se é grande estes SSD são muito pequenos. E o SSD interno tem que ser rápido o suficiente também. E mesmo que se use com SSD como disco de trabalho (onde programas de vídeo 4K ou 3D têm os ficheiros para edição), o tamanho é curto.
    Eu tenho um HDD 2.5" USB 3.0 e consigo taxas de gravação de 100-120 MBPS contínuas. São cerca de 60 GB/minuto o que dificilmente alguém precisa de gravar tanto e tão rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a ver pela perspectiva errada. Imagina que estás a trabalhar com ficheiros de 1 ou 2GB... Num disco convencional demorarias 10 a 20 segundos a abrir ou gravar cada um deles; num destes seria 1 segundo ao menos.

      Agora imagina que é algo que terias que fazer 100 ou 200x ao longo de um dia.

      Eliminar
    2. Não consigo ver essa perspetiva. Eu quando filmo em 4K HDR 60fps a 400 Mbit/s e tiro fotos RAW, passo dos SD (128 ou 256 GB) para um disco de backup (demora apenas alguns minutos por USB 3.0 da Câmara para esse HDD). Logo em casa descarrego esse HDD para o SSD (novamente apenas alguns minutos, ninguém tem problemas em esperar um par de minutos para descarregar). Logo no SSD interno trabalhas com segurança (ninguém quer estar a trabalhar num SSD externo e se se solta o cabo ou cai e se estraga, perder o material).

      Portanto, a perspetiva de um profissional é usar algo externo (HDD/SSD) como backup e não como meio de trabalho. Mesmo fotógrafos de casamentos têm muitos HDD externos ligados ao seu Mac e mostram as fotos / vídeos em tempo real.

      A meu ver o dinheiro é melhor empregue em comprar 2 SSD NVMe de 1 TB (Ou 2 TB) e usar HDD externos 3.5" USB 3.2 de 8 a 10 TB como backup rápido (e logo NAS para longa duração) do que user esse dinheiro num SSD externo "demasiado" rápido/caro. Mas cada um com a sua perspetiva.

      Eliminar
    3. Pela própria definição do produto, este é precisamente um disco para aqueles que efectivamente *têm* problemas com o esperar de alguns minutos... :)
      Há quem possa esperar, há quem não possa esperar e não se incomode com o factor preço.

      Eliminar