2020/01/19

Airbus faz 1ª descolagem totalmente automática


A Airbus fez esta semana a demonstração de uma descolagem feita de forma completamente automática, sem intervenção dos pilotos a bordo.

A Airbus concluiu com sucesso a primeira descolagem automática com base na visão, usando um avião de testes Airbus no aeroporto Toulouse-Blagnac. A tripulação de testes, composta por dois pilotos e três engenheiros de voo, fez a 1ª descolagem às 10h15 do dia 18 de Dezembro e realizou um total de 8 descolagens num período de quatro horas e meia. Este marco histórico para a pesquisa aeronáutica foi comunicado apenas esta semana pela Airbus.


A descolagem automática é um marco importante no projecto ATTOL (Autonomous Taxi, Take-Off & Landing) da Airbus. Lançado em Junho de 2018, o ATTOL é uma das demonstrações tecnológicas de voo que a Airbus tem vindo a testar, com o objectivo de compreender o impacto da automatização e autonomia nos aviões. A Airbus não encara a autonomia como uma meta em si, mas sim como uma forma de explorar tecnologias em conjunto com outras inovações em áreas como materiais, electrificação e conectividade.


Para que as tecnologias de automatização melhorem os voos e a performance geral dos aviões, os pilotos terão que continuar no centro das operações. As tecnologias autónomas são fundamentais para apoiar os pilotos, permitindo-lhes concentrarem-se menos na operação das aeronaves e mais na tomada de decisões estratégicas e na gestão do vôo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)