2020/01/26

App Drawer chega à MIUI da Xiaomi


Demorou, mas parece estar para breve a possibilidade de usar o sistema de organização de apps standard no Android, com as apps a ficarem acessíveis na app drawer e só se colocar no ecrã aquelas que se desejem, na MIUI da Xiaomi.

Quem compra um smartphone Xiaomi tem obrigatoriamente de se preparar para lidar com um Android modificado, onde a interface MIUI domina todos os aspectos de utilização do equipamento. Sendo certo que a Xiaomi tem vindo a "ocidentalizar" a MIUI, há ainda muito trabalho pela frente, com o launcher a ser um dos elementos que necessita de ser alvo de alterações profundas.

A Apple serve de inspiração a muitas marcas, que não têm qualquer problema em copiar tanto o design, como o iOS. A Xiaomi é disso exemplo a diferentes níveis, apresentando smartphones com linhas semelhantes aos iPhones, que correm uma MIUI onde ainda há muito de iOS. A gestão do ecrã principal é disso exemplo, com a Xiaomi a preferir optar pela mesma estratégia da Apple, com as apps a amontoarem-se no ecrã. É certo que uma utilização eficiente de pastas ajuda a minimizar a desorganização deste sistema de gestão é propicio, mas deixa de ser necessário fazê-lo.


A Xiaomi parece finalmente estar disposta a apresentar uma alternativa na sua MIUI, disponibilizando a "app drawer" que faz parte do Android da Google. Esta funcionalidade ainda não está disponível oficialmente mas, caso assim pretendam, podem instalar uma versão alpha do launcher da Xiaomi, que já apresenta esta app drawer. Para o conseguirem, basta seguir os seguintes passos:
  • Fazer o download da versão alfa  do launcher da MIUI
  • Instalar a aplicação
  • Activar o  "Permitir desta fonte" nas configurações de instalação de aplicações desconhecidos (se ainda não estiver activo)
  • Depois de instalado, aceder ao ecrã principal
  • Efectuar uma pressão prolongada no ecrã para aceder às configurações, seleccione mais.
  • Seleccione "Ecrã inicial".
  • Escolha o layout do ecrã inicial "Com gaveta de aplicações"



As aplicações passam a estar disponíveis através de um gesto de swipe de baixo para cima, ficando organizadas de pela ordem de instalação ou de forma alfabética. Paralelamente, na zona superior do ecrã, é apresentada uma lista de separadores com as aplicações a serem agrupadas pela sua tipologia.

Se têm um smartphone Xiaomi e preferem utilizar o app drawer, agora já o podem fazer. Apesar de ser uma aplicação ainda em estado alpha, já está perfeitamente funcional para uma utilização no dia a dia.

1 comentário:

  1. E se instalarem o Poco Launcher, como eu fiz no meu, também dá e escusam de usar uma versão que ainda está em desenvolvimento.

    ResponderEliminar

[pub]