2020/01/16

Compra da Xnor.ai pela Apple deixa câmaras Wyze sem detecção de pessoas


A revelação da aquisição da empresa de A.I. Xnor.ai por parte da Apple ajuda a perceber o que aconteceu com o desaparecimento da funcionalidade de detecção de pessoas das câmaras Wyze.

Para além do recente percalço de exposição de dados dos clientes, a Wyze foi duramente criticada em Novembro por anunciar que as suas câmaras deixariam de contar com a útil funcionalidade de detecção de pessoas. Essa funcionalidade estava a ser fornecida por uma startup dedicada a A.I. chamada Xnor.ai - e agora descobre-se o que realmente esteve na origem desta decisão: a Apple comprou a Xnor.ai.



Como é habitual nestas aquisições, a sorte de uns resulta no azar de outros; sendo que neste caso a Wyze tem agora que se desenrascar a encontrar uma alternativa ao serviço que era fornecido pela Xnor.ai (dizem estar a desenvolver o seu próprio sistema, mas sem avançarem com qualquer data concreta sobre quando poderá ser disponibilizado aos clientes).

Fica também por descobrir como é que a Apple irá dar uso à tecnologia que acaba de adquirir, sendo provável que seja algo que só se venha a saber para o final do ano, ou até mesmo só daqui por alguns anos.


... Serve também como um novo aviso, de que qualquer produto ou projecto interessante está sujeito a "morrer" (para a clientela actual) caso atraía demasiado as atenções dos gigantes tecnológicos...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)