2020/01/24

DuckDuckGo lança versão Lite "ultra-leve"


O motor de pesquisa DuckDuckGo já era um dos mais leves, mas passa a contar com uma versão "lite" que será apreciada de todos os que usam tarifários de dados com limites reduzidos, e que também demonstra o poder das páginas web quanto são reduzidas ao mínimo indispensável.

Hoje em dia, fruto das velocidades e da potência dos computadores e smartphones, será raro ver uma página web que não necessite de transferir vários megabytes para ser apresentada na totalidade. Até uma página aparentemente vazia como a página da pesquisa da Google requer cerca de 2MB de dados; e a página principal do DuckDuckGo tem cerca de 1MB.

Em contraste, esta nova página DuckDuckGo Lite ocupa menos de 2.5KB (numa versão mais recente para já ficar abaixo dos 2KB) - sendo que, para além disso, dispensa toda e qualquer chamada adicional para carregamento de outros conteúdos, como é habitual em praticamente todas as páginas web. O resultado é uma página que é carregada de forma eficiente, de forma instantânea, e com consumo ultra-reduzido de dados.

Esta poupança não ficou esquecida quando se passa para as páginas dos resultados, com as páginas a ficarem-se abaixo dos 40KB em vez dos cerca de 2MB que teriam quando se utiliza a versão não-lite deste motor de pesquisa.

...Vamos ver se incentiva a Google a fazer algo idêntico! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)