2020/01/18

George Hotz mostra Comma Two


Já se passaram três anos desde que George Hotz decidiu disponibilizar o seu kit de condução autónoma como open-source para contornar a legislação, mas não tem estado parado, apresentando o seu novo kit Comma Two.

O novo Comma Two mantém a mesma estratégia de ser um módulo estilo telemóvel que é preso no pára-brisas, e que fica ligado ao carro dando-lhe capacidade para conduzir de forma autónoma em praticamente todas as estradas, mesmo que tenham marcações deficientes. Esta nova versão vem com melhorias resultantes das críticas feitas ao modelo original (por exemplo, agora passa a ter alimentação via OBD-C), mas continua a ser fornecido em kit "faça-você-mesmo" que deixa à responsabilidade do utilizador final instalar o OpenPilot para ficar com o sistema funcional.

Dito isto, embora as capacidades sejam impressionantes, é preciso ter presente que continua a tratar-se de um sistema que melhor seria descrito como de cruise-control inteligente; já que não tem capacidade para lidar com coisas como semáforos, sinais STOP, e embora seja capaz de fazer mudança para as vias esquerda / direita ao dar o pisca e fazer ligeira pressão no volante, não consegue detectar se existe algum carro ao lado com o qual vá colidir (a não ser que o carro em que seja aplicado conte com essa funcionalidade).

Continua a ser um projecto bastante interessante, especialmente tendo em conta que temos praticamente uma única pessoa a competir com empresas que investem dezenas ou centenas de milhões a criar sistemas deste tipo; mas por agora parece-me que continuará a ter um público alvo bastante reduzido. Adicionalmente, nem quero imaginar no que aconteceria caso uma pessoa com um destes sistemas acabe por ter um acidente com vítimas mortais...



1 comentário:

  1. Impressionante para algo desenvolvido por uma única pessoa!

    ResponderEliminar