2020/01/25

Investigadores revelam o mais detalhado diagrama do cérebro de uma mosca


Após mais de uma década de trabalho, investigadores apresentaram a mais detalhada recriação digital de parte do cérebro de uma mosca.


Consistindo numa secção que contem 25 mil neurónios e 20 milhões de ligações entre eles, este diagram servirá de base a toda a uma serie de estudos e simulações que nos poderão ajudar a compreender melhor o funcionamento do cérebro.

Simultaneamente, a monumental tarefa deste projecto relembra-nos a imensa distância a que estamos de podermos ambicionar fazer o mesmo com um cérebro humano. É que, mesmo no caso de uma mosca, estamos ainda a lidar apenas com uma secção do seu microscópico cérebro e não com o cérebro completo. Multiplicando isto para o volume necessário para um cérebro humano, é algo que por agora é melhor nem pensar...

Seria interessante daqui por mais alguns anos podermos ver uma recriação digital de uma mosca, com um destes cérebros digitais simulados com base num cérebro real. Será que então se poderá começar a discutir sobre se estas moscas digitais terão "consciência"? :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)