2020/01/09

Samsung mostra SSD 980 Pro com PCIe 4.0


O mercado já começou a transição para o PCIe 4.0 (graças aos novos CPUs da AMD) e a Samsung já mostrou uma previsão do que será o seu próximo SSD 980 Pro.

Os SSDs da Samsung são considerados de "referência" para a maioria dos utilizadores, mas quem quiser tirar o máximo partido do seu sistema PCIe 4.0 tem, por agora que recorrer a SSDs de outras marcas. É algo que deverá ser evitado num futuro não muito distante, já que a Samsung aproveitou o CES 2020 para mostrar que o seu novo SSD 980 Pro deverá estar prestes a chegar ao mercado.


Por agora apenas é feita referência à utilização do PCIe 4.0 e à capacidade para atingir velocidades de 6.5GB/s em leitura e 5.0GB/s em escrita. Valores que os deixam bem posicionados face aos modelos PCIe 4.0 actuais, mas que poderão revelar-se "curtos" para enfrentar os concorrentes com a próxima geração de controladores, que prometem velocidades acima dos 7GB/s. Seja como for, já sabemos que a velocidade sequencial não é tudo e que há muitos outros critérios a ter em conta.

Os Samsung 980 Pro estarão disponíveis em capacidades de 250GB, 500GB e 1TB (estranhamente, parece que não teremos direito a versão de 2TB).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)