2020/01/04

Xiaomi passa a utilizar Phone e Messages da Google


Quem comprar um smartphone Xiaomi em versão global / ocidental a partir de agora (com o Mi 9T Pro), deixará de encontrar a app de telefone e SMS da MIUI e em vez delas encontrará as versões do Phone e Messages da Google.

A Xiaomi justifica a medida dizendo que está relacionada com as "leis de privacidade" e "restrições" em diversos países, mas sem entrar em detalhes. Seja como for, parece uma solução fácil para não ter trabalho nem preocupações para garantir que as suas apps preenchem todos os requisitos em todos os países ocidentais, aproveitando aquilo que a Google já disponibiliza para o Android.

Por outro lado, para alguns utilizadores a medida poderá ser vista como um retrocesso, já que com isso perderão o acesso a funcionalidades que tinham nas apps da MIUI, como a gravação de chamadas - embora a Xiaomi diga que irá fazer essa funcionalidade em breve (faltando saber como é que isso não irá contra as tais leis de privacidade e restrições que estão na origem desta mudança para as apps da Google).

O que é certo é que pelo menos a Xiaomi continua a ter acesso às apps e serviços da Google, deixando-a numa posição bastante mais confortável que a Huawei, que em 2020 enfrentará grandes dificuldades por não poder lançar smartphones com isso.

11 comentários:

  1. Eu por acaso gosto bastante da app do telefone da xiaomi, a gravação de chamadas dá jeito para lidar com as aldrabices das vendas e contratos por telefone e uso muito a função de bloquear chamadas. A app de telefone da Google dá para pelo menos bloquear chamadas de números indesejados? Já não uso há algum tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dá para bloquear chamadas de números indesejados.

      Eliminar
  2. mas eu adoro a parte de gravação de chamadas d forma nativa.. bom continuou por mais tempo com o meu redmi note 5

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro ambas da xiaomi. A personalização e opções é 10 a 1 para as da Google.

    ResponderEliminar
  4. Por mim podiam ter todos Android One

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquece isso! Era um retrocesso.
      Tenho um Mi A2 e um Mi Mix 3, aliás eu conheço a Miui desde 2011 e prefiro claramente a Miui no dia a dia. É muito mais notória a falta de funcionalidades da One que alguns detalhes de compatibilidade da Miui.
      Se queres Android vanilla compra um Pixel. ;)

      Eliminar
    2. tenho um A2 e android one é espetacular. cá na familia é tudo android one. Interfaces todos parecidos, updates sempre a horas.

      Já que conheces os dois, podes dizer o que estou a perder por não ter MIUI?

      Eliminar
  5. Não entendo porquê quando as do MIUI são muito melhores, muito mais opções e funcionalidades úteis. As da google não têm nada, nem duplicados dá para procurar, a cena mais básica que sempre todos tiveram. Temos de ir aos contactos no site da nossa conta para fazer isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como não dá? faz parte das "sugestões" da app de contactos :-)

      Eliminar
  6. Pior ainda. Vão recolhendo mais dados das mensagens, cada palavra que escrevem são analisados para aparecerem nas publicidades na pesquisa da google ou facebook. Apenas os contatos são sonorizados na cloud.

    ResponderEliminar