2020/02/05

Como corrigir pesquisa avariada no Windows 10


A Microsoft presentou os utilizadores do Windows 10 com mais um bug que impede o correcto funcionamento da pesquisa no Start Menu e explorador de ficheiros - sendo algo que todos poderão resolver mediante uma alteração no registry.

Se utilizam o Windows 10 e a pesquisa deixou de apresentar resultados, a causa mais provável será este bug que está relacionado com a integração do serviço de pesquisa com o Bing da Microsoft. Se não quiserem aguardar pela correcção que a MS certamente disponibilizará em breve - ou se simplesmente até se sentirem mais confortáveis sabendo que aquilo que escrevem não estará a ser enviado para o Bing - a solução passa por desactivarem essa integração.


O processo passa por dar um salto ao registry e, fazer a alteração das seguintes chaves para o valor zero.

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Search]
"CortanaConsent"=dword:00000000
"BingSearchEnabled"=dword:00000000


Para quem não se sentir confortável a mexer no registry, podem recorrer aos seguintes ficheiros registry para fazerem as alterações com um simples clique:

Basta descarregarem o ficheiro respectivo para o vosso computador, e de seguida fazerem duplo-clique nele - e aceitarem as janelas que alertam para que irão ser feitas alterações. De seguida reiniciar o sistema para que as alterações façam efeito e voltem a ter uma pesquisa funcional no Windows 10.

Actualização: a MS diz já ter corrigido o problema.

9 comentários:

  1. Muito Obrigado pela dica. Realmente estava a achar estranho isto deixar de funcionar. Acho que mais vale desativar de vez as atualizações automáticas do W10

    ResponderEliminar
  2. Hoje aconteceu-me isto e através do task manager encerrei o processo do search e voltou tudo ao normal.

    ResponderEliminar
  3. Há um programa: "Everything" que é excelente para pesquisas. Experimentem.

    ResponderEliminar
  4. Se forem ao task manager e fizerem restart ao explorer também funciona.

    ResponderEliminar
  5. Isso é um nome muito genérico. Link?

    ResponderEliminar