2020/02/07

Fabricantes chineses criam aliança para facilitar distribuição de apps fora da Play Store


O bloqueio dos EUA à Huawei parece ter sido o empurrão que faltava para que os gigantes tecnológicos chineses se unissem para facilitar a vida aos developers ocidentais em chegarem às suas lojas de apps.

A Huawei, Xiaomi, Oppo e Vivo criaram a Global Developer Service Alliance (GDSA) que pretende ser um ponto de acesso único que permite que os developers distribuam as suas apps e conteúdos directamente para todas as app stores específicas de cada fabricante.

No ocidente estamos habituados a depender unicamente da Play Store da Google, mas na China (onde não está disponível a Play Store), há muito que proliferam lojas de apps de cada fabricantes, e outras. Ter que gerir o envio de cada app para cada uma delas é um trabalho adicional que muitos developers poderão não estar dispostos a fazer, e daí a criação deste portal universal que tratará de fazer isso automaticamente.

O serviço não se limita a ser utilizado na China, e neste momento já abrangirá outras regiões e países como a Índia, Indonésia, Rússia e Malásia. Parece-me que não será descabido imaginar que em breve possa agrupar muitas outras lojas de apps independentes pelo resto do mundo, e começar a ter um peso cada vez maior no sentido de "libertar" a plataforma Android da dependência na Play Store da Google.

1 comentário: