2020/02/14

Facebook vai usar Reuters para verificação de notícias


A Reuters e o Facebook fizeram uma parceria para a verificação da veracidade de notícias (fact-checking), que pretende combater a disseminação das sempre populares fake news.

O Facebook já tem feito parcerias com serviços de verificação de factos, mas agora alia-se à Reuters - que já conta com boa reputação nesse capítulo - que passa a ter uma nova divisão dedicada exclusivamente a essa tarefa, e cujos resultados estarão acessíveis a todos.

Esta nova equipa classificará as notícias como falsas, enganadoras ou verdadeiras, sendo que essas classificações passarão a ser apresentadas no Facebook a acompanhar a partilha das mesmas, para que os utilizadores fiquem mais informados sobre aquilo que estarão a ajudar a espalhar.

Embora positiva, a medida não está a ser ajudada pelo secretismo em redor de quanto o Facebook irá pagar por este serviço. Se o objectivo é a transparência e a verdade dos factos, nada como por tudo em cima da mesa logo desde o início, para não dar origem a potenciais "teorias da conspiração" - que infelizmente, nos tempos que correm, muitas vezes têm tendência para serem verdadeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)