2020/02/27

Galaxy S20 com certificação USB PD e PPS


Empenhada em fazer esquecer as memórias do Galaxy Note 7, os novos Galaxy S20 da Samsung são os primeiros a receber a certificação de USB Power Delivery 3.0 e Programmable Power Supply (PPS) do USB-IF.

O cenário da suposta universalidade dos carregamentos via USB-C tem sido algo difícil de atingir na prática, mas com os Galaxy S20 a Samsung dá o primeiro passo para assegurar os clientes de que os seus smartphones seguirão o standard tal como seria esperado.

Os Galaxy S20 e S20+ suportam carregamentos de até 25W, enquanto o S20 Ultra aumenta o valor para os 45W. Com o USB PD 3.0 e PPS, estes smartphones poderão comunicar com os carregadores (que também cumpram as normas) para garantir as tensões de carregamento mais eficientes em vez de se limitarem a usar as tensões pré-estabelecidas (5V, 9V, 15V, e 20V). Com um carregador adequado, o S20 Ultra poderá pedir uma tensão de 10V a 4.5A por exemplo, para atingir os 45W.

O problema é que, de momento, até carregadores que dizem suportar o PPS muitas vezes não o fazem devidamente, mas é de esperar que em breve comecem a chegar ao mercado mais carregadores e dispositivos com certificação PD 3.0 e PPS, e que finalmente se possa começar a usar o USB-C sem andar a estudar cuidadosamente o que é compatível com quê.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]