2020/02/06

Apple quer usar iPhone e Apple Watch como chave para automóveis


A chegada do iOS 13.4 beta revela as intenções da Apple de transformar iPhones e Apple Watches em chaves para automóveis usando NFC.

Com o iOS 13.4 beta chega também uma nova API chamada CarKey que expande a utilização do NFC no iPhones e Apple Watch não só para efeitos de pagamentos e de passes de transportes, passando também a contemplar a possibilidade de serem utilizados como "chaves" para automóveis, permitindo abrir e trancar as portas, e colocar a viatura em marcha.

Na verdade, já era possível usar o NFC dos iPhones para efeitos de controlo de acesso em alguns tipos de cartões de estudantes, pelo que o sistema não será assim tão diferente. O que é diferente é que, para além de permitir utilizar os iPhones e Apple Watch como chaves até quando "estão sem bateria" para abrir um carro (o que será uma boa notícia para quem tem que conviver com um iPhone com a bateria sempre no mínimo), será também possível dar acesso temporário a outras pessoas em caso de necessidade.

Será necessário que os fabricantes de automóveis adiram a este CarKey para tirar partido disto, mas considerando que muitos já aderiram ao CarPlay, será de imaginar que não faltem interessados. Dito isto, continuo a achar que faria muito mais sentido apostar desde logo num sistema standard e universal, que não limitasse a utilização aos iPhones e Apple Watches. Senão já saberá que daqui a uns tempos teremos o CarPlay da Apple e o AndroidKey ou lá que for, do lado da Google, perpetuando a existência de serviços idênticos mas diferenciados para ambas as plataformas.

1 comentário: