2020/02/27

Macs com CPUs ARM da Apple chegam no próximo ano?


Ming-Chi Kuo mantém a sua previsão de que a Apple se prepara para abandonar os CPUs da Intel, e lançar os primeiros Macs com CPUs ARM próprios nos próximos 18 meses.

Há vários anos que se tem avançado com a ideia de que, depois de ter criado os seus próprios chips ARM para usar nos iPhones e iPads, seria apenas uma questão de tempo até que optasse por seguir a mesma fórmula também para os seus Macs. Essa era uma das previsões do habitualmente acertado Ming-Chi Kuo, que veio reafirmar a previsão de que os primeiros Macs com CPU ARM da Apple deverão ser lançados num prazo de 18 meses.

Os chips ARM da Apple têm dado cartas em termos de desempenho e eficiência no segmento mobile, onde estão severamente limitados em termos de energia que podem consumir e calor que podem gerar. Fazendo a extrapolação para um portátil ou computador desktop, reúnem-se as condições para podermos assistir a boas surpresas que venham dar um novo ímpeto a este segmento, onde a Intel se tem mantido confortavelmente instalada nos últimos anos, apenas com a mais recente ameaça da AMD no segmento dos multi-cores.



É um segredo que a Apple não deverá poder manter durante muito mais tempo, sob pena de não dar aos developers o tempo suficiente para se adaptarem à nova arquitectura e CPU - mesmo que, em grande parte, potencialmente possam tirar partido da experiência já acumulada no desenvolvimento das apps para iOS e iPadOS. Eventualmente, a Apple poderá revelar os seus planos de transição no WWDC 2020 em Junho - a não ser que o coronavirus continue a causar adiamentos e cancelamentos por essa altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)