2020/02/24

Mudança de frequências TDT: 2ª fase


Milhares de portugueses acordarão hoje sem acesso aos seus canais de TV, mas não há motivo para pânico e bastará fazer nova sintonia dos canais TDT.

Inicia-se hoje a segunda fase da transição de frequências da TDT, que tem como objectivo libertar a frequência dos 700 MHz para as redes 5G e por isso obriga a reposicionar alguns dos canais TDT em Portugal. O processo terá que estar concluído até Junho deste ano, sendo que em Portugal se espera que tudo esteja finalizado até Março.

Nesta fase a alteração começará pelo emissor de Vila Nova de São Bento em Serpa, seguindo-se o de Moura no dia 25, Ferreira do Alentejo (dia 26), Melides e Barrancos (27), seguidos de Reguengos de Monsaraz (28), Grândola (29), Borba (dia 1 de Março), Beja, Redondo e Alcácer do Sal (dia 2), Évora - Entrevinhas, Serpa e Montemor-o-Novo (dia 3), Évora Centro, Alta e São Bento, Évora e Mora (dia 4), Vila Viçosa e Santiago do Cacém (dia 5), e Volta da Pedra, Palmela e Sesimbra (dia 6). A 9 e 10 de Março será a vez de Cruz de Pau, Caparica, e Almada.

Os portugueses deverão estar alertas para qualquer tentativa de fraudes e enganos decorrentes desta transição, já que não é necessário comprar qualquer equipamento novo ou subscrever qualquer serviço de TV por cabo / fibra. Tudo o que têm que fazer é uma nova pesquisa de canais no seu televisor ou receptor TDT, para continuarem a apanhar os canais que já apanhavam anteriormente.

A Anacom disponibiliza uma linha de apoio gratuita - 800 102 002 - para assistir quem tiver dificuldade em fazer a sintonia, podendo até agendar uma visita a casa da pessoa para efectuar a sintonização. Uma vez mais, é importante ficarem alerta e não se deixarem enganar por potenciais "técnicos" que apareçam em casa sem que o serviço tenha sido solicitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)