2020/02/08

NASA mostra o planeta Terra sem água


Estamos habituados a ver o nosso planeta com a maior parte da sua superfície coberta por água, mas agora podemos espreitar como seria diferente se a água desaparecesse.

Uma curiosa e fascinante visualização criada por um ex-cientista da NASA mostra-nos como seria o planeta Terra se começasse a ficar sem água. O mais surpreendente é que verificamos que não seria preciso uma redução acentuada no nível do mar para se começarem a ver diferenças significativas. Umas poucas dezenas de metros bastariam para ligar as ilhas do Reino Unido ao continente Europeu, e a Austrália à Papua Nova Guiné.

Obviamente, à medida que o nível de vai reduzindo em milhares de metros as diferenças vão sendo cada vez mais significativas; mostrando-nos um cenário improvável de como seria o nosso planeta se fosse parecido com Marte. (Penso apenas que o mapa deveria ter feito desaparecer as partes "verdes" que não existiriam sem água - mas se assim fosse seria bastante mais difícil identificar o que se estava a passar e onde ficaria cada continente / país).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)