2020/02/13

Vídeo 8K do Galaxy S20 ocupa 600MB por minuto


Uma das novidades dos novos Galaxy S20 é a sua capacidade para gravarem vídeo 8K, mas preparem-se ver os gigabytes serem devorados a grande velocidade.

Enquanto que num Galaxy S10 um minuto de vídeo 4K gasta cerca de 350MB, gravar vídeo 8K (24fps) num Galaxy S20 irá ocupar 600MB por minuto. Se por um lado se pode apreciar a eficiência dos codecs, que fazem com que nem sequer se ocupe o dobro do espaço para guardar quatro vezes mais pixeis, por outro lado não se pode ignorar que isto vai comer mais de 1GB de espaço por cada dois minutos de vídeo que se gravar.

Relembro ainda que os Galaxy S20 têm um limite máximo de 5 minutos em modo de gravação 8K, pelo que nessa altura já terão subtraído 3GB ao espaço livre disponível no smartphone.

Resta depois a pequena questão de onde irão ver esses vídeos por forma a tirar partido de todos os seus pixeis; já que os televisores 8K continuam a ser uma raridade - mas a Samsung certamente quererá aproveitar os S20 para "justificar" a compra de um dos seus televisores QLED 8K. Já que, se não for com estas gravações e com alguns ocasionais clips no YouTube, não terão outra fonte de conteúdos para vídeos 8K.

2 comentários:

  1. Aconselho a verem vídeos de diferenças entre 720, 1080 e 4K e depois digam-me se vale a pena? Eu até acertei sempre que mudava mas sinceramente foi sorte e estar hiper atento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres uma TV 4K ou 8K vês bem a diferença...

      Eliminar