2020/03/06

App Scan4Chem alerta para químicos perigosos


Parece que vai ficar finalmente disponível em Portugal a app Scan4Chem do projecto Europeu EU LIFE AskREACH, que permite aos consumidores apontarem os smartphone para os produtos e saberem que substâncias químicas perigosas contêm.

Embora seja proibida a comercialização de produtos com muitas substâncias químicas nocivas, há muitas outras que, mesmo não sendo proibidas, aconselham alguma cautela. Acima de tudo, importa disponibilizar informação sobre a sua presença nos mais variados produtos, para que os consumidores europeus possam tomar uma decisão mais informada.

É esse o objectivo da app Scan4Chem, resultante do projecto Europeu EU LIFE AskREACH, que permite visualizar essa informação ao fazer a leitura do código de barras dos artigos com a câmara do smartphone. Com isso, será muito mais imediato pode tomar decisões entre diversos produtos, caso uns apresentem químicos potencialmente perigosos, e outras alternativas surjam sem eles.

A app já tinha sido lançada em Novembro, para Android e iOS, sendo uma incógnita porque motivo não estava acessível em Portugal. No entanto, agora temos a indicação da Associação Zero de que a app irá ficar finalmente disponível em Portugal para auxiliar os consumidores portugueses. (Na altura da publicação deste artigo, a app ainda não aparecia como estando disponível para Portugal, esperemos que até ao final do dia isso seja rectificado).

Actualização: links actualizados com a versão da app para Portugal.

3 comentários:

  1. Muito boa tarde, a App Scan4chem está disponível em Portugal. Deixo aqui os links para facilitar a procura: https://play.google.com/store/apps/details?id=ong.zero.askreach.scan4chem e https://apps.apple.com/pt/app/scan4chem/id1487667456

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar