2020/03/01

Apple apaga músicas do iTunes Match


Recordando os riscos de se confiar demasiado nos serviços na cloud, um utilizador descobriu que alguns dos álbuns de música que tinha comprado e feito upload para o serviço de música da Apple tinham sido eliminados sem qualquer aviso.

Os serviços de streaming na cloud podem ter muitos aspectos positivos, mas também são acompanhados da lembrança recorrente de que existem conteúdos que podem desaparecer a qualquer momento e sem qualquer aviso (tive a infeliz experiência de ter deixado um filme do Star Wars a meio um certo dia na Netflix, e no dia seguinte quando ia acabar de o ver, descobrir que já não estava disponível). Mas por vezes esses inconvenientes podem ir ainda mais longe.

Um utilizador do serviço iTunes Match da Apple teve a frustrante experiência de ver alguns dos seus álbuns eliminados sem qualquer aviso.

O iTunes Match é um serviço que, à partida, parece positivo, permitindo reconhecer música que os utilizadores façam upload e disponibilizando versões digitais de "melhor qualidade". Infelizmente, com isso os utilizadores ficam também sujeitos às variações de disponibilidade dos serviços de streaming, não obstante terem sido conteúdos que eles próprios tinham originalmente enviado para o serviço. Teria sido bastante mais simpático que o desaparecimento desses álbuns fosse acompanhado por algum aviso ou, idealmente, que simplesmente fosse reposto o acesso às versões originalmente enviadas pelos utilizadores.

... Mais um episódio a ter em conta quando decidirem "confiar" nos serviços na cloud...

1 comentário:

  1. Só espero que a Google não siga o mesmo caminho no serviço Google Play Music.

    ResponderEliminar