2020/03/08

BMW revela Concept i4


A BMW já revelou o muito aguardado i4, o seu próximo modelo 100% eléctrico, mas ainda sob a forma de "concept" que não permite saber exactamente como será a versão final de comercialização.

Embora a BMW esteja a seguir a mesma linha de praticamente todos os outros fabricantes, de lançar modelos híbridos como forma de lidar com os limites das emissões de forma mais imediata, desde o lançamento do BMW i3 que se pede um modelo maior, que seja capaz de funcionar como verdadeira alternativa à sua linha principal (série 3 / série 5). Não será por isso de estranhar que este BMW Concept i4 recorre a linhas bastante mais tradicionais que o i3, aproximando-se bastante das linhas dos modelos mais populares da marca germânica.


A BMW continua a prometer uma autonomia de 600 km no ciclo WLTP (435 km no EPA norte-americano), com uma bateria de 80 kWh e um único motor eléctrico de 390 kW (cerca de 530cv), permitindo acelerações de 0 a 100 km/h em 4 segundos. Não será difícil antever que no futuro se sigam variantes dual-motor para versões mais desportivas.



No interior temos uma reinvenção do bloco de instrumentos, que também abandona a maioria dos botões na consola em troca de ecrãs panorâmicos, mas mantendo o conjunto "iDrive" na consola central para mais fácil habituação pelos clientes da marca.

O habitáculo recorre também a um tecto panorâmico em vidro, sem "separador central", mas que levanta algumas questões quanto à forma como seria controlada a entrada de luz nos dias de sol mais intenso. Sendo apenas um "concept", poderá recorrer a coisas como vidro electrocromático que escureça, mas não sei até que ponto isso poderia ser transposto para a versão final.

Teremos que esperar mais um ano para ver em que tudo isto irá resultar...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)