2020/03/06

DuckDuckGo promete lista actualizada de trackers na web


O DuckDuckGo compromete-se a manter uma lista sempre actualizada dos trackers na web, facilitando o processo de os bloquear para quem quiser proteger a sua privacidade.

A utilização de ad-blockers é prática comum entre quem deseja proteger a sua privacidade ou simplesmente acelerar o carregamento das páginas web. O problema é que a maioria dos ad-blockers recorre a listas de bloqueio que são mantidas manualmente por voluntários, e que têm acumulado milhares de entradas ao longo dos anos que actualmente já pouco ou nenhum efeito têm.

Com o Tracker Radar o DuckDuckGo quer tornar este processo mais eficiente e dinâmico, fazendo uma análise contínua dos trackers na web para fornecer uma lista sempre actualizada dos trackers em acção, e assim facilitando a tarefa de criar listas para os bloquear - sem ir acumulando milhares e milhares de endereços que já não fazem sentido existir e que tornam os ad-blockers mais lentos.

Não deverá demorar a surgir uma lista de bloqueio baseada nestes dados do DuckDuckGo que se possa adicionar a ad-blockers como o uBlock Origin e outros, mas até lá, podem sempre recorrer ao DuckDuckGo Privacy Browser (para iOS/Android) ou as extensões DuckDuckGo Privacy Essentials (para Chrome/Firefox/Safari).

1 comentário:

  1. O brave tem recebido prémios excelentes. dos meus testes bloqueia com a mesma eficácia que o ublock origin, só que mais rápido.

    É o unico browser que recomendo além do firefox.

    e mais:
    https://web.archive.org/web/20200224151104/https://dustinec.github.io/Feb2020Browsers/

    ResponderEliminar