2020/03/28

NASA contrata SpaceX para reabastecimentos do Gateway lunar


A SpaceX conseguiu mais um valioso contrato da NASA, para levar carga até ao futuro gateway lunar que servirá de entreposto para a criação de uma base na lua e para futuras missões a outros planetas do sistema solar.

A escolha da SpaceX pela NASA não será propriamente uma surpresa, já que fazem as missões de abastecimento da ISS, e são também a empresa privada que mais provas tem dado da sua capacidade e que mais avançada está no seu ambicioso percurso para criar os mais poderosos foguetes que - eventualmente - possibilitarão as viagens tripuladas até Marte.

Actualmente as missões de reabastecimento da ISS recorrem à cápsula Dragon montada num Falcon 9, podendo elevar 6 toneladas de carga até à órbita terrestre. Para levar carga para o lunar gateway, a SpaceX recorrerá a uma nova variante Dragon XL montada num Falcon Heavy, com capacidade para levar 5 toneladas de carga até à Lua. A cápsula deverá depois permanecer ligada a esta estação lunar durante 6 a 12 meses antes de regressar à Terra.

A NASA diz que a construção do Gateway lunar começará em 2022... mas já sabemos que estas datas são quase sempre demasiado optimistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)