2020/04/13

Ethernet chega aos 800Gbps


O consórcio criado para acelerar a velocidade da tecnologia Ethernet continua a cumprir a sua missão, agora com um novo nome e o anúncio da Ethernet de 800 Gigabit.

Baptizado de "25 Gigabit Ethernet Consortium" com o objectivo de criar Ethernet de 25 Gigabits que pudesse ser melhorada para chegar aos 50 e 100 Gbps, este consórcio foi agora obrigado a mudar de nome, depois de já ter superado esse objectivo. Agora designado apenas por Ethernet Technology Consortium, avança com uma evolução da ligação Ethernet de 400 Gigabit para a 800GBASE-R de 800 Gigabits.

Como se poderá imaginar, esta tecnologia é por agora destinada aos datacenters, onde a largura de banda é factor fundamental para uma parte significativa das suas operações. Com uma destas ligações a 800 Gbps estamos a falar de transferir 100 GB por segundo!

Não menos significativo é pensamos como as ligações de Ethernet de 1 Gbps que actualmente temos em casa, em tempos consideradas como ultra-velozes, começam a tornar-se limitativas até mesmo para uso doméstico. Estamos a falar de apenas 125 MB/s, que tornam desesperantes a transferência de gigabytes de fotos, vídeos, músicas, ou backups. E embora não se preveja que tão rapidamente se tenha acesso às ligações de 800 Gbps para uso doméstico, seria simpático que os fabricantes pelo menos começassem a adoptar os 10 Gbps como standard para os dispositivos Ethernet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)