A FCC norte-americana abriu as portas para a melhoria das próximas gerações do WiFi, com a disponibilização da banda dos 6GHz para uso não licenciado, o que significa que poderá ser usado pelo WiFi 6E.
Nos últimos anos passamos do WiFi dos 2.4GHz para o WiFi dos 5GHz, com as consequentes vantagens em termos de velocidade e de escapar à saturação das redes WiFi nos 2.4GHz. Com esta ampliação para os 6GHz, são disponibilizados mais 1200MHz de largura de banda adicional.
The FCC has adopted new rules for the 6 GHz band, unleashing 1,200 megahertz to boost #WiFi and other unlicensed uses to usher in faster, more efficient broadband connections for the American people. #OpenMtgFCC #FCCLive— The FCC (@FCC) April 23, 2020
De frisar que também na Europa está em curso o processo para libertar os 6GHz para uso pelo WiFi, pelo que não se ficará em risco de "fragmentar" o WiFi entre EUA e Europa.
Os equipamentos WiFi que estiverem preparados para aceder à gama dos 6GHz serão designados por WiFi 6E, mas é algo que apenas deverá começar a aparecer no mercado no próximo ano. E, neste tipo de coisas, não fará mal aguardar um pouco mais, para garantir que ficam resolvidos todos os problemas iniciais - especialmente tendo em conta que routers WiFi e hotspots são daqueles equipamentos que não se quer estar a trocar com frequência...
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)