2020/04/02

Google apresenta Fado como música espanhola?


Estamos habituados a que o Google nos dê respostas certas a tudo o que se pergunte, mas por vezes pode falhar espectacularmente, como neste caso em que parece indicar que o Fado é um estilo de música espanhola.

O alerta surgiu no Twitter, em resposta a uma pesquisa no Google por "História do Fado" que apresentou de forma bem proeminente a indicação "Spanish Fado music".



Antes de mais, importará também esclarecer em que circunstâncias é que isto estará a acontecer, já que quando tentei replicar a pesquisa, os meus resultados foram diferentes (quer usando a minha conta Google, quer usando um browser em modo incógnito) - sem qualquer referência a "fado espanhol". Mas considerando que a Google apresenta resultados personalizados, e que podem variar de país para país, ou em função da língua seleccionada, não me surpreenderia que uma dessas combinações esteja a dar o resultado acima apresentado.



Nada como fazerem a pesquisa do vosso lado, e ver se têm direito a uma surpresa espanhola...

6 comentários:

  1. A mim dá-me exatamente o mesmo que a ti...

    ResponderEliminar
  2. Nada de estranho nos resultados aqui...

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente os senhores americanos esquecer-se que PORTUGAL É UMA NAÇÃO IMPORTANTE E QUE merece ser respeitada e reconhecida pois temos séculos de História coisa que esses senhores não teem e o que valem devem a muitas nações que lá habitam e que lhe dão conhecimento pois sem o resto do mundo eles eram insignificantes VIVA PORTUGAL ����

    ResponderEliminar
  4. Alguém poderia ensinar à senhora que Portugal é um país independente há muito mais tempo do que a própria Espanha?

    ResponderEliminar
  5. A senhora está a visualizar uma sugestão do motor de busca baseada em buscas anteriores de outros utilizadores.

    Portanto, é falha por ignorância musical humana e não (diretamente) do motor de busca.

    ResponderEliminar
  6. pesquisem por "spanish Fado music"

    ResponderEliminar