2020/04/14

Google reforça marca no Google Lens e GBoard


A Google parece estar a atravessar um momento de crise de identidade (ou complexo de inferioridade) e está a reforçar a sua presença de forma mais visível em diversos produtos, como o teclado Gboard e o Google Lens.

O tradicional símbolo do Google Lens está a ser substituído por um que coloca o G da Google em destaque no seu interior, enquanto que no teclado Gboard a Google quer deixar bem claro de quem é o teclado, colocando "Google" na barra de espaços.


É certo que está no seu direito, mas não deixa de demonstrar uma atitude de insegurança, ao estilo daquelas marcas de smartphones que chegavam ao limite de colocar a sua marca em praticamente todos os espaços livres existentes num smartphone, atrás e à frente, parecendo querer garantir que a marca ficasse visível de todos os ângulos de onde se pudesse olhar para ele.

Se no caso do símbolo do Google Lens até me parece que a mudança seja positiva, para que o símbolo não seja confundido com uma qualquer função de auto-focus, já no Gboard a coisa parece-me ser menos funcional, especialmente quando a área da barra de espaços era utilizada para indicar qual a língua activa do teclado para quem usa o teclado com múltiplas línguas. No entanto, essa é uma alteração que nas últimas tem sido feita, removida, voltando a regressar, voltando a desaparecer, pelo que é algo que a Google ainda parece a tentar decidir se irá manter ou não.

2 comentários:

  1. Não é só a Google.
    A BMW também tem o modelo X2 com o logótipo em cada face, para que não hajam dúvidas sobre que marca está à nossa frente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar