2020/04/19

Primeiro lançamento da cápsula Crew Dragon com astronautas marcado para 27 de Maio


Indiferente à pandemia co Covid-19, a NASA e SpaceX anunciaram que a data do primeiro voo tripulado da cápsula Crew Dragon fica marcada para 27 de Maio.

O lançamento de astronautas pela SpaceX será um momento duplamente histórico, pois não só será a primeira vez que uma empresa privada faz chegar astronautas ao espaço, como marca também o regresso da capacidade dos EUA colocarem pessoas no espaço - algo que tinham perdido desde o encerramento do programa Space Shuttle em 2011, obrigando-os a recorrer à dispendiosa boleia russa.

É simplesmente incrível que, num período quase idêntico, uma empresa como a SpaceX tenha passado de tímidos lançamentos, para uma empresa que agora faz lançamentos regulares a cada poucas semanas, com a capacidade de fazer aterrar os seus foguetes de lançamento, de estar a criar uma constelação com mais de 10 mil satélites, e agora está prestes a lançar astronautas para o espaço.

Dia 27 de Maio (sujeito às habituais alterações de última hora), será um dia para ficar de olhos colados no monitor, e testemunhar mais este pequeno grande passo na aventura espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)