2020/04/22

Samsung quer criar sensor de 600MP


A corrida aos megapixeis parece estar longe de estar terminada. Depois dos sensores de 108MP a Samsung revela os seus planos para criar um sensor com 600MP que supere a acuidade humana.

Embora se possa considerar que os actuais sensores de 108MP já são um "exagero" (só não o sendo porque o seu principal objectivo é funcionarem através da combinação de pixeis resultando em imagens finais de 12MP ou 27MP), a Samsung tem como ambição criar um sensor que supere a capacidade dos olhos humanos.

Yongin Park, responsável pela secção de sensores da Samsung, diz que os olhos humanos têm uma resolução equivalente a 500MP, e que a Samsung planeia conseguir produzir sensores de 600MP que possam ser utilizados em smartphones. E que para isso contribuem avanços como os que já foram feitos, de reduzir o tamanho dos pixeis dos seus sensores de 0.8μm para 0.7μm - quando no sector se dizia que seria impossível baixar dos 0.8μm.

Para além da resolução, Yongin fala também da possibilidade dos sensores ganharem capacidade de visão alargada em termos de espectro, potencialmente podendo ver nas gamas dos ultra-violetas e infra-vermelhos. Seria bom ver isso chegar aos smartphones, mas imagino que nesse caso ele se esteja a referir a sensores especializados para aplicações industriais, e não de sensores destinados ao grande público.

Neste momento, parece ser completamente despropositado imaginar um sensor de 600MP num smartphone, tendo em conta todos os requisitos em termos de objectivas, hardware para processar tal quantidade de informação e respectivo consumo, etc. Mas com os smartphones topo de gama a superarem os 2 mil euros no caso dos dobráveis, não me surpreenderia que essa tendência continuasse, e daqui por uns anos se esteja a ver um topo de gama de 4 mil euros com câmara de 600MP.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)